Ateísmo, Ciências Humanas, Música, Web, etc.
Entenda a Bíblia sem precisar “ler”
15jul2008 Categoria(s): Ateísmo Autor: adv
A Bíblia foi escrita num período que corresponde a mais de 1.000 anos, em diferentes épocas e por diferentes autores. O espaço de tempo de um livro a outro não é contínuo, no entanto, os fiéis acreditam que o conteúdo bíblico é consistente, tem um início e um fim porque representa a palavra de Deus revelada aos homens que apenas escreveram.
As duas versões mais difundidas da Bíblia é a protestante e a católica. A católica contém 73 livros divididos entre Velho e Novo Testamento, já a protestante tem 7 livros a menos, os chamados deuterocanônicos que foram questionados pelos judeus devido a conflitos culturais com os fariseus.
A disposição dos livros é meramente didática. O Gênesis, por exemplo, foi escrito bem depois de outros livros do Antigo Testamento, no entanto, por contar a fábula do princípio (Adão e Eva) é colocado em primeiro. Vale ressaltar que muitos religiosos entendem a passagem de Adão e Eva como uma parábola, mas muitos acreditam que o início do mundo e da vida ocorreu da forma como descrita na passagem.
É impossível precisar as datas em que todos os livros foram escritos bem como seus reais autores, no entanto, costuma-se fazer uma divisão por períodos, como por exemplo, até os reinados de Davi e Salomão, depois de Davi e Salomão, período do exílio, etc.
Como ateu, entendo que a Bíblia tem seu valor literário. Representa culturas e pensamentos de povos que viveram há milênios, nos revela comportamentos e crenças, os motivos das constantes guerras entre as tribos, etc.
As atrocidades e absurdos que encontramos ao longo da Bíblia são inúmeros. Para citar só algumas, temos a degradação da mulher e das crianças, a exaltação dos patriarcas, a fúria e os castigos vindos da ira de Deus contra povos considerados pagãos, a sustentação da escravidão e da submissão, os sacrifícios contra animais inocentes, etc.
Talvez seja prepotência, se nós, olhando para o passado com os olhos do presente, acusássemos tais povos de corruptos, sanguinários, primitivos, etc. No entanto, tais escritos que deveriam ter apenas valor histórico e literário, lamentavelmente, assumem autoridade divina para dispor sobre uma moral perversa que rege a vida dos religiosos e, indiretamente, de todos, em diferentes graus, na medida em que a religiosidade se faz presente na cultura que incide sobre a sociedade. A própria Bíblia se coloca acima de todas as coisas em vários momentos (veja uma passagem em 2 Timóteo, 3:16-17).
Gostaria que os religiosos, em sua maioria, tivessem um pouco mais de conhecimento sobre o livro que eles denominam de “Sagrado” sob as vestes da “Verdade”, é o mínimo que se pode esperar de pessoas que julgam a Vida a partir do passado de outros povos. Mas o que se verifica é que muitos não sabem nem o básico de cada livro, o que representa o Velho e o Novo Testamento, quem foram seus autores, os diferentes tipos literários empregados, etc.
Não sou um profundo conhecedor da Bíblia, e nem pretendo! Tenho “um carinho especial” pelo apóstolo Paulo, pois entendo, assim como Nietzsche, que ele foi o grande responsável por afundar os homens ainda mais no lamaçal cristão. Nesse sentido, literalmente, Jesus Cristo foi um santo se comparado as bestialidades de São Paulo. De modo geral, o pouco que sei é o suficiente - e não precisa muito - para destronar os “demônios”, “santos” e “ungidos de Deus”, colocando-os em seus devidos lugares de “homens comuns”.
No próximo post, tentarei através de um panorama geral, apresentar de forma didática esse “mínimo”, o básico. Talvez sirva aos interessados como ponto de partida antes de folhear a Bíblia; reitero ainda a necessidade de tomar as devidas precauções e vacinar-se contra o “sagrado”, substituindo-o por conteúdo histórico e literário. Costumo dizer que um religioso que não considera a Bíblia como Verdade já está com um pé dentro do “reino dos céus” – mas existe um religioso assim?
[continua no próximo post]
Marcos A.T. Silva
julho 16th, 2008 at 4:31
Olá adv!
Gostei bastante do artigo! :)
Acredito que grande parte dos ditos “cristãos” apenas repete o que lhes é dito. Agem como “papagaios”, repetindo o que o pastor fala, o que ouvem nos sermões aos quais assistem, e o que ouvem outros “irmãos” falarem.
Muitos sequer conhecem mais do “livro sagrado” do que a estória de Adão e Eva, o êxodo ou alguma coisa do apocalipse.
Mas se pensarmos bem é tudo mais do mesmo. Já não mataram tantos em nome de Deus? Tanta atrocidade não foi cometida em nome de cristo? O que acontece é que a ignorância se adequa à época, acho eu, e por este motivo ela não é tão “terrível aos olhos”.
Acho que qualquer um com um pouco de boa vontade, discernimento e pesquisa consegue enxergar o real valor do livro sagrado. Ele existe, é claro, como você citou acima, mas passa longe do sagrado, e jamais deveria ditar as regras da vida de ninguém, ou de sociedade alguma, pelo menos nos dias atuais.
Um grande abraço, e parabéns pelo blog!
Victor Hugo
julho 16th, 2008 at 6:15
A bíblia não serve nem para limpar a minha bunda depois que cago!
Desculpem minhas palavras grosseiras… mas a bíblia é mais grosseira que isso
adv
julho 16th, 2008 at 6:37
@Victor Hugo: huaehahueauheuhae, tenho que concordar, a bíblia é por demais grosseira :D
adv
julho 16th, 2008 at 6:52
@Marcos A.T. Silva: Olá Marcos, agradeço suas contribuições por demais pertinentes e obrigado. Concordo com suas retificações e sua colocação de que “a ignorância se adequa à época”. Abraços
Compreenda a Bíblia - divisões e temas abordados | Eterno Retorno
julho 16th, 2008 at 7:24
[...] Compreenda a Bíblia - divisões, formas literárias e temas abordados 16jul2008 Categoria(s): Curiosidades Autor: adv O que se segue é um panorama geral sobre as divisões da Bíblia, suas principais formas literárias e temas abordados. Representa ainda uma continuação do post anterior: Entenda a Bíblia sem precisar “ler” [...]
Flavio Alves
julho 17th, 2008 at 9:16
Certa mulher olhava sempre a vizinha colocando as roupas no varal , e comentava com seu esposo o quanto aquela mulher era imunda , visto que estandia as roupas ainda sujas. Certa manha enquanto ela olhava o seu esposo começou a limpar a janela com um pano molhado, foi então que aquela mulher percebeu que não era as roupas da vizinha que estavão sujas e sim sua janela.
Se voce olha para biblia por uma janela suja de ateismo, orgulho,prepotencia voce encontrara isso nela . LIMPE A JANELA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
adv
julho 17th, 2008 at 10:46
@Flavio Alves: entendo que essa passagem carrega um alto teor de moral, posso usá-la com alguma modificação?
Nem todas as janelas são sujas, há janelas limpas. Nem todas roupas estendidas estão sujas. Entretanto, algumas roupas provaram estar sujas há milênios: sujas de sangue e sofrimento de cadáveres, derramados através de forcas, fogueiras santas, pontas de lanças e espadas - em nome de Deus.
Tentam ainda hoje, lavá-las, insistentemente é certo, no entanto, algumas roupas não podem ser mais limpídas se não a alternativa de descartá-las!
"Resumo" ou panorama geral da Bíblia | Fé Virtual
julho 28th, 2008 at 17:07
[...] a Bíblia sem precisar “ler” (1) >>> Compreenda a Bíblia: divisões, formas literárias e temas abordados (2) [...]
Mau
julho 29th, 2008 at 12:28
Dentro da evolução do que chamamos civilização da humanidade a Bíblia tem seu lugar, principalmente para um povo e sua época. Serviu como lei durante muito tempo, código moral (apesar de seus problemas) e até como cultura.
Hoje temos nossas constituições, códigos e outras regras, que são adaptações e aprimoramentos desses antigos que evoluiram.
adv
julho 29th, 2008 at 12:51
@Mau: concordo, principalmente no que diz respeito à moralidade; a separação entre o lícito e o ilícito, o ‘normal’ do ‘anormal’, etc., estão implicitamente - às vezes explícito - no Direito moderno, e mesmo que não se revele, parecem ter encontrado muita inspiração na religiosidade.
Bruno
julho 31st, 2008 at 18:05
A Bíblia não pode ser entendia com análise natural. E a Bíblia não é apenas a história de povos. Em vários livros da Bíblia encontramos referência a Jesus.
Vcs falam de matanças e sacríficios de animais inocentes. Mas esquecem que a Bíblia se refere antes do tempo de Jesus falando da vinda dele para se sacríficar por nós. E depois do tempo de Jesus pelo sacríficio por nós. Então este Deus que mandou sacrificar tantos animais e matar tantos povos pagão s também não deixou de sacrificar-se.
Os animais sacrificados na época tem um motivo. Os povo que Deus mandou matar também.
E Jesus veio para ser sacrificado. Não foi atoa tem um objetivo espiritual.
Depois de Jesus não é necessário sacrificios nem matanças. Os que cometeram atrocidade depois de Jesus não fizeram a vontade de Deus.
É impossível entender a bíblia com uma visão natural. Um ateu nunca irá compreender se não acreditar em Deus.
E tem mais. O sofrimento entrou no mundo por causa do pecado do homem. Foi o homem que deu motivo para tudo. Ficam aí culpando Deus pra lá e pra cá. Mas o motivo de tudo é o pecado.
Vcs podem continuar ateus achando que quando morreram vai tudo acabar. Mas infelismente pra vcs não vai. Abram os olhos. As críticas de vcs a Deus e a sua igreja não vão mudar a verdade.
A verdade é que Deus criou o homem e o homem traiu Deus. Mas Deus deu chance ao homem de ser perdoado. Deus mandou seu Filho Jesus para ser sacrificado para que o homem pudesse ser perdoado. E o homem precisa acreditar nisso para ser perdoado. O homem precisa aceitar.
Eu sei que vcs acham que tudo é mentira, mas estão enganados.
Vcs falam de pessoas que usam a religião para proveito próprio, mas eu não vou ganhar nada além de irmãos se vcs acreditarem no que estou dizendo.
Abraços. Deus abençoe vocês!
carolis
agosto 6th, 2008 at 10:38
@Bruno: Tenha, dó.
Jesus foi apenas um homem, não importa o que ele fez ou disse, outros homens tão “bons” quanto ele pisaram na Terra e fizeram uma contribuição melhor e maior do que a dele. A necessidade transcendental é quase algo inerente ao ser humano, se visualizarmos isso pela ótica lógica da História: índios americanos, negros africanos, homens pré-históricos, todos tinham uma ligação com o mitológico e espiritual. O que faz o homem se apoiar em “seres invisíveis”, como um Deus, é eu medo por suas ações. Quando se age com responsabilidade e consciência, não há porque temer uma fúria divina ou uma prestação de contas em outra vida, no céu, enfim. Mas do mesmo jeito que os cristãos católicos apostólicos romanos foram às Cruzadas para resgatar algo que julgaram que lhes pertencia e havia sido roubado por infiéis (homens que apenas possuiam rituais e um objeto de adoração diferentes), mataram, destruiram uma cultura, uma sociedade e progressos científicos nunca vistos. Porque a religião do povo “herege” admitia o uso da racionalidade, enquanto o catolicismo disfarçava a existencia da medicina, da astronomia, das ciências como um todo. A fé sim é uma janela suja. E essa fé que você possui é diferente da fé que eu não possuo. E não é por isso que eu realizarei tal chacina e irracionalidade contra quem é contrário ao que creio.
Para não criticar apenas o cristianismo (apesar de ser o assunto do post) veja os israelenses, muçulmanos, os povos do Oriente Médio, que são motivados por sua religião para matar e servir a um outro Deus.
E o que faz um homem diferente do outro? Sua fé? Que Deus é esse que dá “livre arbítrio”e depois castiga seu fiel por uma decisão que ele mesmo optou? Sendo assim, não é mais fácil deixar que vivamos sob uma ditadura só? Se nós também somos filhos de Deus, por que Ele permitiu que matassem uns aos outros? E por que esse preconceito em relação a explicar o sagrado a ateus? Garanta seu lugar no céu: evangelize.
adv
agosto 6th, 2008 at 17:20
@carolis: belas considerações ;) - penso ser o livre arbítrio como uma varinha de condão presente nos contos de fadas, eles o usam para justificar tudo!
Caio Eduardo
agosto 23rd, 2008 at 15:22
A história de Ló e os sodomitas ressoa de forma assuatadora no capitulo 19 do livro dos Juizes, quando um levita ( padre - por que sei, que nenhum “leitor”da biblia sabe o que é um levita, afinal, não sabem nada ) não identificado viaja com sua concubina em Jebus. Eles passaram a noite na casa de um velho hospitaleiro. Enquanto jantavam, os hmens da cidade chegaram e bateram à porta, exigindo que o velho entregasse seus convidados “para que dele abusemos”. Praticamente com as mesmas palavras de Ló, o velho disse: “Não irmãos meus, não façais semelhante mal: ja que o homem esta em minha casa, não façais tal loucura. Minha filha virgem e a concubina dele trarei a porta: humilhai-as e fazei delas o que melhor vos agrade: porem a este homem não façais semelhante loucura ” ( Juizes 19, 23 - 24 )
ESSE É O LIVRO QUE QUEREM QUE TODOS LEIA, QUE NOSSOS FILHOS SIGAM, ESSE É O ENSINAMENTO DESSA MERDA RIDICULA, MESCA, INJUSTA, FALACIOSA… QUE A BIBLIA SE FODA, QUE O LEITOR DELA SE FODA, QUE O JESUS DELA, SE FODA, QUE O DEUS DELA SE FODA, QUE SE FODA TODAS AS INSTITUIÇOES RELIGIOSAS, PASTORES, PADRES, BISPO, ARCEBISPO, CARDEAL, PAPA, TODOS, MENTIROSOS INESCRUPULOSOS….
cursos de teologia
agosto 28th, 2008 at 12:04
Excelente assunto abordado neste texto!
Um Abraço fraternal!!!
Rafael
setembro 23rd, 2008 at 13:50
Amigos se preparem que voçes serão julgados pelo que estar escrito na Biblia e de acordo com o tipo de vida que voçes viveram aqui na Terra (leiam Apocalipse cap: 20 vs 12)na verdade é que voçes já estão condenados por não crerem no Senhor Jesus Cristo(leiam João cap 3 v 18). Não adianta ficam xingando,reclamando,falando mal dos outros etc. Mesmo que voçes não acreditem vai acontecer, independente da fé ou incredulidade de voçes.A unica soluçao é o arependimento que trara o perdão. Pois não pensem que voçes são melhores do que niguem. Todos pecaram e carecem de perdão.Papai do céu que salvar voçes mas que não quer ser salvo vai perde-se. A escolha é de voçes,boa sorte!!!!
Caio Eduardo
outubro 7th, 2008 at 12:56
entao é só eu me arrepender que serei perdoado?
Raquel
outubro 17th, 2008 at 19:34
Li o que vc pensa e escreve sobre a bíblia, porém fico me questinando porquê um livro apenas histórico e literário como vc descreveu, tem tido um repercussão por tanto tempo e tem sido fonte de credibildade para milhões em todo o mundo? Desconheço uma outra literatura que tenha subsistido todo esse tempo…
Espero que vc tenha oportunidade de rever seus conceitos quanto à verdade que é o proprio Deus e abra seu coração para sentir o amor Dele por vc, que é tão grande a ponto de entrega-se para que vc receba o seu perdão.
Jesus ama a todos vcs.!
Elizabete
outubro 25th, 2008 at 13:12
aos que não creem em DEus.Principalmente ao bem educado Victor Hugo.Sei com serteza, que o Senhor tem muito amor por todos nós,e vc ainda pode ter chanse de perdão.DEus é Amor, mas tambem é justiça, ei ai dos que esperimentar da justiça de Deus.Ele te faz me fez, vc não é nada sem DEus, vc é, eu viemos do pó e ao pó retornamos.Tadinho de vc eu, fico muito triste de quem não tem amor proprio,ainda mais por Jesus, apezar do AMOR tão GRande que ELE tem por vcs.Que o SEnhor tenha piedade dessas pobes almas.AMO a TODOS em CRisto JEsus.OBS:A Biblia para aqueles que a critica é porque realmente não conhecem a DEus.Ela é vida, Ela é mistério.quem entende mistério,só quem tem comunhão com DEus e crê NELE e aceitar a ELE de corpo,alma e Espírito,como o único e suficiente Salvador de sua alma,para a vida eterna.Jesus é real vc querendo ou não.vc blasfema da palavra de DEus, Ela diz que os blasfemos não erdaram do Reini dos Céus.oO Céus é erança para os que crerem no SEnhor Jesus.
Nelson
outubro 27th, 2008 at 11:39
Uma pergunta no final do artigo me chamou a atenção: ” … existe um religioso assim?”. Não posso me considerar um religioso hoje, mas posso afirmar que já fui bastante, há algum tempo atrás. Talvez, no fim de meus dias de místico ( evanlélico que fui ), pude adotar a atitude de não encarar a bíblia como única , suficiente e inerrante fonte da vontade e sabedoria divina, mas como mais um bom instrumento para o conhecimento da alma humana e, talvez, se é que existe e é possível, apalpar a essência de Deus. Claro que, como vc percebe, não posso me considerar um religioso (graças a Deus por isso), tampouco, me arvoro de deter algum conhecimento absoluto sobre o que quer que seja porque entendo que categorias absolutas são bem difíceis de existir… mas não absolutamente impossíveis…
Enfim, quando ainda membro de uma congregação religiosa decidi que iria, de fato, ler e estudar a bíblia, em vez de somente acreditar no que os líderes me contavam sobre seus significados e revelações e acredite, grande foi minha supresa ao descobrir que muitos deles sequer a conheciam tanto quanto me faziam acreditar e outros, maliciosamente, manipulavam os significados de textos fora de contextos…
Surpreso também fiquei quando descobri que para muitos pode-se até questionar a doutrina da trindade (tão obscura nos textos bíblicos e tão mal explicada e entendida pelos cristão em geral), mas nunca se atreva a questionar a aplicabilidade dos dízimos aos filhos da nova aliança…
Minha resposta para vc é que sim, já existiu por um tempo um religioso assim, porém qualquer um que dê tal passo no sentido de romper grilhões, está fadado a não ser mais um religioso…
Tim
novembro 3rd, 2008 at 13:02
Parabéns pelo artigo, mas não concordo com o titulo, pois não se pode conhecer nada antes de lê-la ou conhece-la. Assim é impossivel compreender a biblia sem antes lê-la. E para conhecer de fato qualquer obra literaria é primeiro necessario que se conheça seu autor, mas como conhece-lo se não acreditar nele. Não tem como Conhecer “O Capital”, sem antes conhecer MArx, não tem como conhecer a Biblia sem antes conhecer Deus.
adv
novembro 3rd, 2008 at 18:06
Olá Tim, qual a sua opinião, sobre como o indivíduo conheceria Deus senão pela Bíblia? Dependeria de outras pessoas para apresentarem para “Ele”? Essa fonte não me parece ser a mais confiável, embora, sem dúvidas, é a maneira pelo qual mais se deu o processo de cristianização do Ocidente. Partindo do pressuposto que você está levando em conta o deus cristão.
Diego Moraes
novembro 14th, 2008 at 19:14
Olha, eu sou um jovem de 16 e sou evangélico mas, eu devo lhes dizer que é errado falar de Deus dessa forma.
Não digo isso porque sou evangélico mas, você diz que nós estamos errados em criticar os espiritas mas, você está errado em criticar nossa crença. Sinseramente eu não acho correto eu ou qualquer um critica-lo por ser ateu.
Se quiser ser ateu, seja mas, não critique quem não é…
do mesmo jeito que você não quer ser convertido nós evangélicos ou católicos não queremos ser tirados de nossa crença.
Eu não abomino os Espiritas, tenho grandes amigos que são e continuo a respeita-los, porem, eu não frequento a religião deles nem eles a minha.
Eu te respeito mesmo sendo ateu e espero mais respeito em seus textos.
Não estrague a visão que muitos tem sobre Deus nem as religiões.
Porque muitas pessoas estão longe das drogas pq comesaram a acreditar em tudo que acredito e tudo na Biblia tem um significado, um simbolismo e deve ser interpretada.
Eu tenho meu jeito de ver e interpretar varias coisas da Biblia mas, não critico as interpretações dos outros
e Alis…
Os espiritas tbm acreditam em santos e em Deus…
Por que vc não criticou eles??
Até…
PS:Continuarei a ler suas escritas porque apesar de não concordar com o que você diz, eu acho muito interesante seu ponto de vista.
Robson
novembro 17th, 2008 at 5:54
Eu não consigo entender como uma pessoa sendo ateu se encomoda tanto com a Bíblia….. mais o que conforta o meu coração é saber que mesmo vc sendo arrogante e desafiador de Deus, Ele morreu não por sábios, inteligentes, amorosos, respeitadores, honestos, homens e mulheres de bom caráter, não foi só por estes que Ele morreu, morreu não, foi morto, foi por vc, pois se vc se diz conhecedor pelo menos de poucas passagens da Bíblia, deve ter conhecimento disto, que mesmo passando por todas estas humilhações, sendo espancado em meio as pessoas, e pregado em uma cruz, imagine sua dor, e tb sua tristeza em saber que o seu povo o havia condenado, mesmo assim Ele diz: “Pai perdoá-lhes pois não sabem o que fazem”, o mesmo Ele deve estar dizendo nesmo momento para Deus o Pai Todo- Poderoso, perdoá-lhes pois ainda não sabem o que fazem. E digo mais, se arrependa em quanto é tempo, pois está muito próximo a sua vinda, e querendo ou não, vc, isso mesmo vc, que se diz dono da sua própria vida e usou de palavras torpes a Bíblia Sagrada do Deus Altíssimo, vai se ajoelhar diante de dEle, e confessará que Jesus Cristo é o Senhor. Ele te ama. Pense nisso.
Luiz
novembro 17th, 2008 at 18:22
Essas pobres criaturas sempre dizem hipocritamente - já que, na verdade, se pudessem, comeriam seu fígado, cru - ao final de seus comentários “Jesus te ama”; “Deus te abençoe” e coisa e tais, mas o que está em questão é a farsa - que eles jamais vão enxergar porque têm medo de viover e um medo imenso da morte - que é a bíblia (minúsculas, por favor). A bíblia, que de sagrada não tem nada a não ser a preservação de trechos de textos sumérios, babilônios e tantos outros excertos de lendas antigas. A bíblia tem que ser criticada sim, pois que é o livro-ferramenta usada por esses pastores mentirosos, que enganam aos outros apenas visando seu próprio enriquecimento e demência, já que dificilmente você encontrará entre os fanáticos alguém são, saudável, pois sempre são mentalmente perturbados. E a bíblia é sim usada e distorcida pelos chamados evangélicos - por que “evangélicos”?. Só porque lêem tal livro? Ora, há também católicos que lêem a bíblia e não se dizem ou não são considerados evangélicos. Portanto, não são evangélicos, no máximo são protestantes, já que surgiram historicamente como insubordinados à igreja católica. A religião e, por conseqüência, a bíblia, foi e continua sendo o primeiro motivo de morte, guerras e destruição na história do homem e da mulher. São pervertidos, doentes mentais que acham que deve-se viver segundo seus preceitos e normas e quem se põe contra seu modo de vida e desconsidera seu deus (minúscula também, por favor) deve ser exterminado, assim como Iavé ou Jahvé, Jeová ou o Deus assassino da bíblia exterminava quem lhe desobedecia por simples capricho. Capricho, emoções são atributos de seres de carne e osso e nunca de um velhinho de barbas brancas ou algo sobrenatural que estaria a postos nos defendendo do mal que há no mundo e nos ombros do homem. A bíblia nada mais é que um amontoado de lendas e essas pessoas que nos condenam com seu falso amor também se contradizem e contradizem seu livro sagrado. Usam e abusam da mentira para quê? Sua recompensa é estar em um reino dos céus, vestidos de branco, tocando harpa, com cara de idiotas eternamente pra quê? Pra glorificar a uma divindade que, tão humana que é, precisa de baba-ovos e puxa-sacos para se sentir a tal? Sinceramente, isso me enoja. Vivamos e vida aqui e agora e passemos a ter respeito sincero pelos outros, pois ter respeito também inclui não enganar, não roubar o dízimo obrigatório e não tentar impor, pelos séculos dos séculos, o seu modo de viver aos outros.
Andréa
novembro 27th, 2008 at 16:06
A bíblia é o livro mais lido no mundo até hoje porque as pessoas têm uma necessidade enorme de acreditar em alguma coisa. Alguma força, algum poder, algo superior que comanda esse mundo, que proteje, que sustenta, sei lá… E elas vão procurar isso nas igrejas, na bíblia. Elas não sabem que a força que elas precisam está dentro delas. O Deus vivo está onde o deixam entrar.
erick
dezembro 2nd, 2008 at 6:41
O mais engraçado é que nós, ateus, somos os únicos a não cometer erros de português ao escrever. Certamente é uma metáfora sobre a ignorância dos religiosos e a inteligência dos céticos.
Caio Eduardo
dezembro 2nd, 2008 at 11:32
A biblia é um peido que se solidificou.