Saiba quem foi Jesus Cristo

Prelúdio:
Você sabe quem foi Jesus, como viveu e qual era a atmosfera política e cultural da época? A religião cristã tratou de criar a história de Jesus Cristo ao seu modo, mas para a História, será que Jesus esteve realmente envolvido com o “sagrado”? – O que se segue, dividida em duas partes, são breves considerações em respostas a tais perguntas. A primeira busca situar um pouco do contexto vivido pelos judeus e hebreus em momentos antecedentes a Cristo; finalmente, na segunda parte, a história de Jesus. As datas são aproximadas, o importante aqui é situar-se no contexto, não há nenhuma evidência sobre períodos exatos não só da história e vida de Jesus, como de muitas civilizações.

Na história das civilizações ocidentais e orientais, os hebreus e os judeus eram poucos expressivos em tecnologias e recursos para a guerra, pelo contrário, sofreram freqüentes escravizações e saques. Tendo que realizar muitas fugas, esses povos não conseguiram se firmar em um território único, assim, se especializaram no pastoreio, na agricultura de subsistência e, principalmente, no desenvolvimento espiritual.

A religião para os judeus e os hebreus era o principal recurso de sustentação de uma identidade. O sofrimento desses dois povos foi terreno fértil para o cristianismo que servia como consolo na medida em que a vida “terrena” era um momento para provação da alma que, se suportado, seria recompensado com a vida eterna na pós-morte.

No reinado do rei Salomão, esses povos viveram um dos poucos momentos de relativa independência, no entanto, após a morte do rei, por volta de 935 a.C., Jerusalém foi dividida em dois estados: Judá e Israel.
Isso acabou enfraquecendo ainda mais o já frágil império do povo de Israel, o que facilitou para os vários ataques por parte dos babilônicos, persas, macedônios (Alexandre, o Grande), etc. Nesse contexto, de escravidão, violências e sofrimentos, é que floresceu a vida espiritual dos judeus que aguardavam o “santo dia” em que o Messias viria à terra para salvá-los.

Anos mais tarde, Israel viveria um novo período de independência, graças às lideranças espirituais dos judeus que exerciam certa influência no oriente. Mas o Império Romano em grande expansão acabou por dominá-los por volta de 63 a.C., nada restando aos judeus a não ser aguardar o Messias.

[continua no próximo post]

Comentário(s): 34

  1. Adams

    Os poderosos da terra as escondidas tramam contra os santos do Senhor Jesus, fazendo os seus planos, pensando que triunfarão. Estaão enganados. A nova ordem mundial está aí tentando mudar as Leis de Deus. È por isso que Deus está apertando o parafuso e muitos são os ais, e o cristão também sofre, porem com uma dirença, é que Deus dá o consolo do Espirito Santo. E nós sabemos que podemos morrer. Mas, melhor é morrer com Cristo do que morrer sem Ele. Porque, como disse o apostolo Paulo disse: porque para mim o morrer com Cristo é ganho”. Ora, se Jesus Cristo sendo o filho de Deus veio a este mundo para sofrer e morrer por nós para nos dá a vida eterna. Prque não podemos fazer o mesmo por Ele, sabendo iremos reinar com Ele. Nós somos capazes de fazermos isso por menos , como pelo nossos filhos. Façamos por Deus. Melhor é morrer com Deus que sem Ele. Amém.

    Comentar
  2. Adams

    Caro amigo escritor desta materia que,vez por outra, me envia. VEjo que o assunto escrito é o mesmo com nenhuma novidade. mas creio que se tivesse não iria abalar as minhas convicções. Ora, as coisas de Deus são espirituais e não materiais, eis aí o misterio. Jesus Cristo viveu na terra e fez milagre e até hoje ainda faz, mas isto é para quem crê e vive em comunhão com Ele. Estamos vendo o apocalipse se cumprindo. Só não enxerga quem não quer ver. Leia a bíblia pois tudo está lá escrito sem tirar nen colocar. Agora para quem prefere viver enganado, achando que dias melhores virão, sem se preparar, está esnganado. Este sol que estamos vendo esquentar cada vez mais irá se apagar porque está escrito. Assim como dizem os doutores da lei: está na lei. A ciencia tenta justificar os fatos e encontrar escapatoria para a humanidade, mas é em vão. Só tem uma solução meu irmão é Crê no que está escrito e obedecer. Então, Deus dará o escape. Israel sempre sofreu porque como nós somos teimosos, que embora conhecendo a verdade, insistimos no erro. Então, Deus por misericordia, corriginos para não sermos condenados com o mundo. Na guerra do armagedon Deus irá pelejar por Israel, porque eles reconhecerão que Jesus Cristo é o Senhor. Não é Marta Nem Maria, nenhum outro santo Qualquer para que seja adorado. Só aquele que é digno de abrir o livro e desatar seus sete selos, Jesus Cristo o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Agora não se deixe enganar, porque satanas veio matar e destruir o que Deus criou. E ele já está sentenciado com seus anjos e todo que faz a sua vontade. Amado escritor desta matéria, gostaria de palestrar mais com você sobre esta materia e outras mais. Mande-me mais informações que eu te darei a resposta. Não existe segredo, porque Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio a este mundo para conhecermos melhor a Deus e sabermos da sua boa vontade para conosco, de dar-nos a vida eterna com Ele. E para que não nos iludamos com esta vida efemera em que o principe das trevas oferece a nós com se ele fosse dono. Então, de forma erronea ele nos oferece os prazeres da carne, para que vivamos e morramos na cegueira espiritual sem conhecr a Deus. Então amado acorde porque Deus tem o melhor para Você. Amém.

    Comentar
  3. jose fabio galindo da silva

    SIM HOJE MUITAS PESSOAS JUSTIFICAM SEUS ERROS APONTANDO PARA O SEU PROXIMO ESQUEÇENDO QUE NOS BASTIDORES ESTA ASSISTIDO DE CAMAROTE TUDO ISSO O INIMIGO DAS NOSSAS ALMAS SATANAS E MUITOS SE ENGANAM COM SEUS FALSOS ENSINAMENTOS E MENTIRAS E PRECISO ACORDA PARA AVERDADE JESUS ESTA VOLTANDO ! E COMO ESTA ESCRITO ACHARA CRISTO FE NA TERRA ?

    Comentar
  4. MALAQUIAS UIANGA MANUEL

    EU SOU MALAQUIAS DA IEIA VIVO NA LUNDA NORTE CAMATUNDO. OA CONTRÀRIO DO ATEU QUE SE CRIOU,EU TENHO A SERTESA DE QUE JESUS È UMA DAS 3 PESSOA DA TRINDADE QUE SE ENCARNOU COM ITUITO DE NOS SALVAR ELE È DEUS COM D MAIUSCULA OBRIGADO.

    Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>