Turbine o som do seu PC via software – SRS Sandbox

Aumente a potência e qualidade sonora em games, filmes e músicas

Existem muitos plugins de áudio que prometem otimizar/melhorar tanto a qualidade como a potência do som do PC. Fato é que muitos deixam a desejar, mas um em especial, há um bom tempo faz parte da minha lista de softwares essenciais: SRS Sandbox Ultimate Audio Enhancement. Com ele é possível aumentar a qualidade, e até a potência sonora em filmes, músicas e games.

Tenho um sistema de som ligado através de uma conexão coaxial digital, envolvendo um receiver 5.1 e a a placa de som onboard de uma placa-mãe Asus; e esse plugin revolucionou ainda mais o meu som, de forma que nele, é possível obter configurações que não deixam seu som com aquele “surround excessivo” que acaba virando uma “zuação” total, como muitos plugins fazem, mas permite, realmente, otimizar alguns detalhes que fazem uma diferença na qualidade final.

Abaixo relato minha experiência com esse plugin, mas desde já leve em consideração que você deve ter caixas de som pelo menos “razoáveis”. Você não precisa ter nenhuma Sound Blaster Audigy para sentir a diferença, mas se seus falantes forem aquelas “caixinhas multimídia” que liga com fonte de aparelho de barbear esquece, pois ao invés de melhorar vai piorar. Um mini system conectado ao PC/Notebook, um receiver capacitado ou até mesmo um home-theater razoável é onde você realmente irá aproveitar da funcionalidade do SRS Sandbox.

O software funciona por emulação, ele irá instalar um driver de áudio (figura ilustrativa) que vai reproduzir todo som à partir dos efeitos do software. Um ícone para abrir o painel de configuração do SRS ficará ao lado do relógio, nele você poderá desativar/ativar o SRS com um simples clique, além de ter acesso a personalização de várias características do som, entre as principais:

3D Space Level – controle dos efeitos de som espacial
3D Center Level – controle da caixa de som central, no caso se seu sistema for 5.1 ou mais
TruBass Level – controle dos graves
Speaker Size – controle de frequência
Definition Level – aumenta a “clareza” do som

Você sente a diferença logo pela configuração padrão, entretanto, aconselho você a ir “fuçando” nas configurações personalizadas procurando por uma que lhe agrade ainda mais, são inúmeras variações possíveis.

Vale a pena instalar se você, assim como eu, é um lunático por som =) – Mas lembre-se, nenhum software irá fazer o “milagre” de transformar “caixinhas zumbido de abelha” em potentes sistemas sonoros, portanto, seja consciente!

O software é grátis para download em sua versão de teste (trial). Mas tão logo “alguém” deixa um link nos comentários para o download da versão completa =)

Dica: no Windows Vista, usando o Windows Media Player 11 é onde consigo tirar mais vantangens do SRS; embora ele não tenha limitações quanto a outros players, entre Winamp, JetAudio, iTunes… entre outros que já testei, o WMP 11 se saiu melhor.

Comentário(s): 46

  1. DJ SAPATO

    vamos ver se funfa esse soft aki no meu win xp
    mas para ter um son bom tem q investir auto tipo numa parelhagem de carro e adaptar no pc ¬¬ +/- facil isso mas nao custar tentar certo?

    Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>