Pensamentos, Existencialismo, Trágico, Absurdo, Música, etc.
Jesus Cristo foi rico e não humilde!
4ago2008 Categoria(s): Ateísmo Autor: adv
O título não resume esse post, ele cumpre apenas a função de acenar, com destaque, para as massas virtuais.
Vou partir do pressuposto de que Jesus Cristo existiu, embora não cabe e nem interessa discutir o fato de Jesus ter existido ou não. Em nada alteraria seu aspecto de humano para os ateus, ou de divino para os religiosos.
Supondo que Jesus Cristo nasceu aproximadamente por volta do século 6 a.C (ver Vida e Obra de Jesus Cristo – do crucifixo aos dias atuais), filho de José, um carpinteiro, e Maria, “a santa”, – já que o cristianismo nega o sexo até para criar o filho de Deus! – é possível pensar que Cristo, senão rico, gozou de condição social considerável.
Penso que Jesus Cristo foi uma pessoa admirável! Não tenho nada contra ele, mas tudo contra o cristianismo que foi apropriado pelos apóstolos, estes criaram a instituição Igreja e deturparam os ideais de Cristo em nome de valores criados aos seus interesses. Parece-me ser possível dizer que Jesus foi um dos primeiros “revolucionários” e, de certa forma, lutou pela “liberdade de expressão”, embora tais conceitos fossem desconhecidos naqueles tempos, ou seja, estou supondo à partir de uma perspectiva contemporânea.
Ainda, pelo fato de Jesus ter sido um homem que se destacava dos demais, entendo que ele afirmou a sua singularidade, em detrimento da maioria que vive sob o jugo daquilo que é bem-comum, aqueles que não se destacam enquanto sujeito único, mas sim, naquilo que é “padronizado” cultural e socialmente. Daí, concordo com Nietzsche ao afirmar que, nesse sentido, Jesus foi o único cristão que já existiu, o resto é tentativa de imitação de cristo: os cristãos.
Jesus: um homem contra um império que negava direitos aos que não honrassem os deuses romanos e não reconhecia cidadania aos estrangeiros, lutou contra tradições fortíssimas de um Império Romano ainda forte e questionou ordens que concediam privilégios para alguns enquanto a maioria da população era escrava ou vivia em condições de miséria. – Certamente que o projeto de Jesus estava na espiritualização das pessoas, no entanto, parece ser insensato desconsiderar os aspectos políticos envolvidos, mesmo que indiretamente.
Ao contrário dos cristãos que orgulhosamente apontam Jesus Cristo como alguém de extrema pobreza, devemos levar em conta um quesito fundamental para se pensar o quanto isso é julgado em nome de um valor muito cultuado no cristianismo que é a humildade. A humildade, lamentavelmente, é considerada um valor nobre não só para os religiosos, mas para as pessoas em geral: o humilde é um orgulhoso que vangloria-se da negação da vida enquanto condição para sua dignificação.
Jesus foi letrado e filho de carpinteiro: ser letrado na época era uma grande vantagem; a maioria das pessoas eram iletradas, sendo o domínio da escrita e da leitura um privilégio apenas dos cidadãos romanos com cargos na alta cúpula do governo e demais cidadãos que por alguma condição social mais alta conseguia ter acesso ao aprendizado. Ainda, também para a época, a carpintaria era uma profissão que exigia um nível de especialização, nesse sentido, José possivelmente tinha como clientes aquelas pessoas que podiam pagar um significativo valor em dinheiro.
É bem provável que Jesus dominou muito bem a leitura e a escrita, o que contribuiu para o seu sucesso em se apropriar do judaísmo e sair agregando multidões em torno de seus ideais. O fato de ter nascido em uma manjedoura, por si só, não justifica dizer que Jesus foi pobre; ou será que algum cristão esperava que em uma sociedade romana por volta de 6 a.C tinha belas construções arquitetônicas para as pessoas comuns?
Parece-me que se tirar a humildade enquanto valor cristão não resta pobreza a Jesus Cristo, pelo contrário, Jesus pertencia à elite!
Obs.: é bem possível fazer uma distinção entre pobreza e humildade, no entanto, pelo fato do valor humildade ao longo de toda história, trazer consigo aspectos de uma condição de vida material precária, sendo este significado o que tem perdurado até os dias de hoje, optei por utilizá-lo, também, nesse sentido.
Marcos Augusto Armange
agosto 17th, 2008 at 11:45
Fico pensando de onde você tirou as informações de que Jesus era letrado e que gozava de boa situação financeira. Posso te indicar uns livros (não cristãos) que retratam a vida e a sociedade da época na Plestina para te mostrar que és um grande ignorante. Além disso, não existe ateísmo! Não existe ser humano que viva sem fé em algo. O ateísmo, no caso, é a própria religião. Se queres falar sobre Jesus ou sobre alguma religião, por favor, pesquise e faça um estudo aprofundado. Assim, não ficarás falando ou pregando essas bobagens.
adv
agosto 17th, 2008 at 16:30
@Marcos Augusto Armange: eu talvez não devesse responder seu comentário por ele ser deturpante, na medida em que seu olhar, ingênuo, parte das condições do presente para julgar uma civilização de séculos atrás, embora o texto tenha suscitado no leitor, em vários momentos, a idéia de levar em consideração as condições do período; penso ser uma covardia imensa querer olhar para uma civilização passada em relação ao que vivemos em outros tempos.
Quanto as possíveis condições de Jeus, você pode esclarecer-se melhor através do historiador Geoffrey Blainey (Uma breve história do mundo), ou partir para estudos mais detalhados como em “A Igreja no império romano” de Martin Roberto, “O livro negro do cristianismo” de Jacopo & cols., “Repensando o império romano” de Maud… talvez já lhe sirva como ponto de partida. Quanto a sua segunda, pretenciosa e gananciosa idéia que me soa como uma “Verdade” construída nos porões obscuros da teologia, acho que basta um simples olhar para o primeiro momento em que o termo foi utilizado, revelando que ateu não significa aquele que não tem religião, mas sim, um termo que só adquire sentido em relação a dois grupos que não compartilham um mesmo deus, uma mesma crença, uma mesma religião; nesse sentido, os cristãos foram os primeiros ateus do ponto de vista dos pagãos, mas não porque tinham uma religião diferente, mas porque não acreditavam no paganismo. E novamente, sinto a necessidade de chamar atenção que esse foi um sentido daqueles tempos, hoje novos significados é apreendido em diversos contextos para o termo.
Ao dizer que não existe ser humano que vive sem fé em algo, entendo que você colocou toda a humanidade, todas as gerações dentro dessa “camisa-de-força”, afinal, como podemos dizer algo desse tipo? Até porque, religião adquire inúmeros sentidos e significados, o mesmo acontece com a fé.
Einstein não acreditou em Deus, mas o seu deus era a própria natureza, sua fé vinha do próprio encantamento diante do inaudito. Já Carl Sagan, Richard Dawnkins e Robert Ingersoll são ateus em relação ao deus cristão e admitem eles próprios que não são dependentes de fé nem de religião em nenhum sentido. – Desse modo reservo as gargalhadas para a sua pretensão dogmática de afirmar categoricamente – seria advinda da talantesa teológica? – que a fé é inerente ao ser humano!
Acho que você precisa superar não só o secularismo, mas a ingenuidade do pensamento linear, as amarras da moral, do “conhecimento”, das idéias enquanto valores fixos de “verdade” ou “mentira”… mas claro, desejo-lhe que seja “feliz” com o conhecimento que habita o seu reino das idéias.
João Maurício Santos
setembro 12th, 2008 at 8:41
Marcos Armange, entre em contato comigo fomos colegas há 16 anos atrás. Por favor entre em contato comigo e que Deus te abençoe
Jorge
setembro 16th, 2008 at 5:31
Achei interessante o seu comentário sobre a possibilidade de Jesus ser “rico”. Mas o que vejo é uma forçassão de barra na defesa do argumento. Muito achismo e pouca firmeza de idéias. Talvez estudar um pouquinho mais seria interessante…sugiro o livro “A vida diária nos tempos de Cristo.” Outra coisa, vi que de ateu você não tem nada, por que para defender uma tese dessas é preciso muita fé.
Marjorie
setembro 22nd, 2008 at 4:01
Que diferença fará para os cristãos de verdade, e ateus convictos se Jesus era rico ou pobre? Vá procurar o que fazer! Fica a dica.
Fabiana
dezembro 3rd, 2008 at 8:05
realmente acredito que Jesus foi um homem da eleite, um grande e lider e mestre, e acho que realmente ele foi um homem rico e de muitas posses, gostaria de saber mais do assunto poderia mandar pelo meu email.
Fabiana
dezembro 3rd, 2008 at 8:38
ah é fsfabiana2@gmail.com
Nana
dezembro 6th, 2008 at 23:03
Vendo pelo ponto de vista da alfabetização, realmente Jesus poderia ter sido de família rica. Acho que a confusão toda está na mania que as pessoas tem de achar que pobreza é sinônimo de humildade (pra falar a verdade, de acordo com a minha leitura dos evangelhos canônicos, ele não tinha muito de humilde, mas muita arrogância).
Artigo interessante.
bjs
PH
dezembro 8th, 2008 at 11:49
Só relembrando um pouco da Historia, e Velho Testamento foi escrito por quem ? os Egipcios ? Romanos? Quem…?
Claro que foram os Israelitas, Moseis, Josue, Samuel e etc…
Ou Seja o Povo Israelita que hoje são os atuais Judeus, sempre fora um povo letrado…, não afirmo no seu total, mais em conhecimento da escrita ja eh um povo bem antigo.
Claro que no meio deles existiam as classe sociais. uns com mais posses de que os outros. mais desde os primórdios, o
povo de Israel delega a seus filhos aprederem o Pentateuco.
entao tinhão que aprender a Ler!.
E não foi diferente com Jesus, a propria bíblia afirma isso:
” E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens. ” Lucas 2:52
” E, quando acabaram de cumprir tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para a sua cidade de Nazaré. E o menino crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. Ora, todos os anos, iam seus pais a Jerusalém, à Festa da Páscoa. E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.
E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o souberam seus pais. Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia e procuravam-no entre os parentes e conhecidos. E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.” Lucas 2:39-47
Ou seja, Jesus já era bem instruido quando adolecente.
Hoje os Judeus são uma potencia Tecnologica. Não é atoa
do interesse do EUA por Israel.
Dados da Folha, mostra que Analfabetismo: 4,6% (2003)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundoult94u105500.shtml
Agora a Bíblia não prega a Pobreza, mais ao apego as Riquezas no lugar de Deus.
adv
dezembro 9th, 2008 at 16:03
@Nana: tadinho de Jesus hehe! Lembro-me do “O evangelho segundo Jesus Crito” de Saramago, embora seja ficção, é um livro maravilhoso que apresenta um pouco da atmosfera da época; no livro Jesus é um cara bem “humilde” e vai o tempo todo dar umas cutucadas em Deus, pois do ponto de vista dele o Pai era mto arrogante.
Qto ao valor “humildade”, eu acredito que ele não se encerra apenas enquanto pobreza, mas certamente a pobreza está presente seja lá qual for a sua significação; não sei te dizer, ao longo do tempo, as variações que ele foi sofrendo, no entanto, em “Genealogia da moral”, Nit apresenta enquanto um valor que se originou em terreno “miserável” (material e espiritualmente) como sendo um valor “bom” para fazer oposição à moral dos “nobres”.
Obrigado por acrescentar ;)
Disley antonio
janeiro 7th, 2009 at 19:25
Bom cada um pensa como bem que a respeito de Jesus.
Uma coisa e certa o maior invejoso foi satanas, querendo ser maior do que Deus. Infelismente tem pessoas hoje se portado da mesma forma. (sem ofensa) em primeiro lugar para se falar de histora e preciso conhecer, na biblia esta escrito; no principio era o verbo e o verbo era Deus. ou seja isso e lojico que Jesus nao era nem um pobre!!! Mais com toda sua gloria e poder ele se desfez, por amor de mim e de você!!! Voce acha que Jesus morreu na cruz para ser hoje descutido se ele era rico ou pobre. Cai na REAL.
O mundo hoje esta dessa maneira todo mundo fala, uns querendo ser melhor que o outro sempre querendo te a esperiencia certa, neste momento eu mesmo me pergunto se estou querendo ser melhor do que voce em escrever isso. A resposta e sim como Humano sou completamente orgulhoso, ipocrita, ruim tudo mau que voce possa pensa. Mais pela graca de Jesus posso me rejenerar a cada dia e viver mediante a fe em um Jesus que tudo tinha em seu alcanse, mais prefirio ser cuspido, levar chicotadas, ser escurrasado, ter suas maos perfuradas e morre em uma cruz, que como voce deve esta bem informado (que nequela epoca era a forma mais brutal e vergonhosa de uma pessoa morre) tudo isso ele sofrel por amor de VOCÊ. AGRADESE IRMAO, SE VOLTA PARA CRISTO. HA LE A BIBLIA DEUS QUE TE USAR ISSO TE GARANTO!!!!!
Gusmão
janeiro 18th, 2009 at 17:38
Poxa parece que vocês não entenderam nada do post…
E ainda vem gente citando a bíblia! Pra confirmar ou refutar informações…E desmerecem as citações de livros que o adv fez… Ele acabou de falar das manipulações e distorções que os posteriores de Jesus fizeram (lê-se: os autores da bíblia) e o cara vem citar a bíblia…
tenha a SANTA paciência…
DEBORA
janeiro 22nd, 2009 at 23:22
FANTÁSTICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
TENHO 44 ANOS DE IDADE….ESTUDO MUITO…E NUNCA TINHA LIDO ALGO SEMELHANTE…E A RESPOSTA DOEU ATÉ NA TERCEIRA GERAÇÃO DO CARA………
QUERO PARABENIZAR!!!PELA PESQUISA…….E CREIO QUE TODA FORMA DE ELUCIDAR É GENEROSA E GENIAL……OBRIGADA….CLARO QUE JESIUS ERA POLICO E DE CARTERINHA….AFINAL ATÉ NA COBRANÇA DE IMPOSTOS ELE…..INTERVIA….ELE ERA O PRÓPRI ROBIM HODY!ENFIM……..FIQUEI MARAVILHADA…E QUERIA RECEBRR SEUS POSTS NO MEU E-MAIL…..TEÓLOGOS SÃO TÃO GENIAIS QTO FÍSICOS E TANTOS OUTROS……PRECISAMOS DE INFORMAÇÕES..E TODA ELA DEVE SER LIDA,ANALISADA E ACEITA OU NÃO…DEPENDE DE CADA UM DE NÓS..AFINAL O MUNDO ESTÁ CAÓTICO MESMO!!
VALEU!!!!!
DEBORA
janeiro 22nd, 2009 at 23:23
CORRIGINDO E-MAIL………
DEBORA
janeiro 22nd, 2009 at 23:24
TEM GENTE …..QUE INVEJA O TEMPO QUE OUTROS TEM….DE ESCREVER ALGO NOVO!!!!!!!!
Nany
maio 4th, 2009 at 20:29
Falar q o cara pesquisou é demais, o texto deixa claro ” Pressuposto, supondo ,penso, é bem provável”, onde está a
pesquisa nisto?
João
maio 5th, 2009 at 19:53
Pelo amor de Deus….vcs tão discutindo se Jesus era rico ou pobre….q pesquisa o escambal…..nunca….nunca ninguém vai saber se Jesus era rico ou pobre…..vc pega um, dois, mil livros e toma tudo que está escrito neles como verdade absoluta….nada é verdade absoluta…..tudo q se aprende…sobre tudo….são apenas teorias…..vc com as suas…eu com as minhas….
Mark
junho 19th, 2009 at 21:20
Nao existem provas da existencia de jesus, para grande parte de historiadores e antropologos ele sequer existiu.
Mais para alguns outro existiu sim.
Entao so quando se chegar a uma conclusao historia , ai sim pode se averiguar atraves de documentos veridicos de varias partes e achados arqueologicos se jesus foi rico ou pobre, o resto é perda de tempo
Leonardo
junho 21st, 2009 at 17:35
Quanto ao comentário do joão no dia 5 de maio…..
Sou Cristão e discordo dele.A BÍBLIA é o livro mais verdadeiro e não são apenas teorias ……
qualquer dia vou lhe mandar um E-mail que comprovam a Existência de JESUS CRISTO…
são cerca de 350 profecias cumpridas apenas em 33 anos(idade de JESUS)…
E destas 29 profecias cumpridas apenas com sua morte….
Vlw e um abção pra vcs aew…
helen
novembro 12th, 2009 at 7:03
Ainda bem que Jesus nunca disse se era pobre ou rico..voce concerteza nao esta julgando isso..jesus pregava sobre humildade e tem passagens na biblia q revelam que ele tambem foi humilde,um exemplo disso foi quando mesmo ele sendo Deus lavou os pés de seus discipulos e deixou que uma ”prostituta” lavasse seus pés deixando todos ao seu redor admirados!! JESUS é lindo!!Quanto a Jesus ter sido letrado, quem sabe?ele é filho de Deus dono de toda sabedoria e ciencia concerteza nem precisou de faculdade!! Na Bilblia diz que certa vez Maria(mae), procurava jesus ainda criança pela cidade ,e quando o encontrou ele estava a ensinar professores,homens muito inteligentes …Enfim,Jesus nunca disse q era burro!!E ser inteligente nao quer diser ser rico,ainda mais que ele nao tinha muito apoio dos mais poderosos..Jesus sim,era cercado por muita gente humilde,pobre q ficavam horas escutando Jesus falar!!
Meu Querido repito..Jesus era humilde sim..pobre sim porque nao seria?inteligentíssimo ,concerteza!!!
helen cristina teixeira gomes ribeiro
novembro 13th, 2009 at 8:20
Ainda bem que Jesus nunca disse se era pobre ou rico..voce concerteza nao esta julgando isso..jesus pregava sobre humildade e tem passagens na biblia q revelam que ele tambem foi humilde,um exemplo disso foi quando mesmo ele sendo Deus lavou os pés de seus discipulos e deixou que uma ”prostituta” lavasse seus pés deixando todos ao seu redor admirados!! JESUS é lindo!!Quanto a Jesus ter sido letrado, quem sabe?ele é filho de Deus dono de toda sabedoria e ciencia concerteza nem precisou de faculdade!! Na Bilblia diz que certa vez Maria(mae), procurava jesus ainda criança pela cidade ,e quando o encontrou ele estava a ensinar professores,homens muito inteligentes …Enfim,Jesus nunca disse q era burro!!E ser inteligente nao quer diser ser rico,ainda mais que ele nao tinha muito apoio dos mais poderosos..Jesus sim,era cercado por muita gente humilde,pobre q ficavam horas escutando Jesus falar!!
Meu Querido repito..Jesus era humilde sim..pobre sim porque nao seria?inteligentíssimo ,concerteza!!!
Dom
dezembro 27th, 2009 at 7:22
Por mais que nos contrarie, acho melhor contestar uma afirmação até, talvez, faze-la cair por terra do que desonsidera-la; o autor da mesma será mais um adepto do grupo que aceita as afirmações não suficientemente contestadas que, provalvelmente, fará parte da versão final da verdade.