A libertação da vida

Uma das coisas mais belas e encantadoras que o professor Cláudio Ulpiano já me proporcionou através das suas aulas transcritas. Instante de vida que valeu a pena ser vivido, instante de vida que me aconteceu como uma torrente de lágrimas dançantes de alegria, e elas cantavam o privilégio de estar vivo, instante de vida desses que levamos para o túmulo. 

A libertação da vida é a libertação do organismo: libertar a vida do organismo! Então, fazer esse procedimento em todas as linhas possíveis e é a beleza que a história dos homens, tão enlouquecida, nos proporciona. Artistas, cientistas, filósofos que literalmente cortaram o orgânico das suas preocupações teóricas e éticas, produzindo uma obra de liberação exatamente dessas forças afetivas que estão aqui. Vocês podem me perguntar: mas … pra quê e por quê? Porque a vida – à maneira bergsoniana – ela é um élan, ela é uma força, ela é uma linha abstrata. A vida é como se fosse um homem apaixonado à procura exacerbada da sua amada. Por isso a vida vai sempre pra frente, porque ela nunca vai encontrar essa amada. A vida é exacerbada e é errante. É exacerbada e errante. E o pensamento tem uma função. A vida se dá nos corpos e os corpos forçam o pensamento a pensar – porque o corpo não pensa; mas ele força o pensamento a pensar. – Cláudio Ulpiano

Comentário(s): 2

  1. Fy

    É sim.

    A forma como o Ulpiano ondeia em Deleuze é convidativa, é saborosa.
    Eu acho que vc gosta desta intensidade, mas são poucas as pessoas que conseguem percebê-la.
    A vida é exacerbada e é errante. – e é intensa .

    “La valeur des choses n’est pas dans la durée, mais dans l’intensité où elles arrivent.
    C’est pour celà qu’il existe des moments inoubliables, des choses inexplicables et des personnes incomparables.”
    Fernando Pessoa

    Responder
    1. adv Autor do post

      O mundo se passa em mim tanto como uma questão de intensidades e duração a partir dos detalhes que vivo em guerra com a linguagem dos signos, às vezes sinto como se tivesse perdido a capacidade de falar e escrever rsrsrs.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *