Saiba quem foi Jesus Cristo

Prelúdio:
Você sabe quem foi Jesus, como viveu e qual era a atmosfera política e cultural da época? A religião cristã tratou de criar a história de Jesus Cristo ao seu modo, mas para a História, será que Jesus esteve realmente envolvido com o “sagrado”? – O que se segue, dividida em duas partes, são breves considerações em respostas a tais perguntas. A primeira busca situar um pouco do contexto vivido pelos judeus e hebreus em momentos antecedentes a Cristo; finalmente, na segunda parte, a história de Jesus. As datas são aproximadas, o importante aqui é situar-se no contexto, não há nenhuma evidência sobre períodos exatos não só da história e vida de Jesus, como de muitas civilizações.

Na história das civilizações ocidentais e orientais, os hebreus e os judeus eram poucos expressivos em tecnologias e recursos para a guerra, pelo contrário, sofreram freqüentes escravizações e saques. Tendo que realizar muitas fugas, esses povos não conseguiram se firmar em um território único, assim, se especializaram no pastoreio, na agricultura de subsistência e, principalmente, no desenvolvimento espiritual.

A religião para os judeus e os hebreus era o principal recurso de sustentação de uma identidade. O sofrimento desses dois povos foi terreno fértil para o cristianismo que servia como consolo na medida em que a vida “terrena” era um momento para provação da alma que, se suportado, seria recompensado com a vida eterna na pós-morte.

No reinado do rei Salomão, esses povos viveram um dos poucos momentos de relativa independência, no entanto, após a morte do rei, por volta de 935 a.C., Jerusalém foi dividida em dois estados: Judá e Israel.
Isso acabou enfraquecendo ainda mais o já frágil império do povo de Israel, o que facilitou para os vários ataques por parte dos babilônicos, persas, macedônios (Alexandre, o Grande), etc. Nesse contexto, de escravidão, violências e sofrimentos, é que floresceu a vida espiritual dos judeus que aguardavam o “santo dia” em que o Messias viria à terra para salvá-los.

Anos mais tarde, Israel viveria um novo período de independência, graças às lideranças espirituais dos judeus que exerciam certa influência no oriente. Mas o Império Romano em grande expansão acabou por dominá-los por volta de 63 a.C., nada restando aos judeus a não ser aguardar o Messias.

[continua no próximo post]

Comentário(s): 34

  1. Adams

    Os poderosos da terra as escondidas tramam contra os santos do Senhor Jesus, fazendo os seus planos, pensando que triunfarão. Estaão enganados. A nova ordem mundial está aí tentando mudar as Leis de Deus. È por isso que Deus está apertando o parafuso e muitos são os ais, e o cristão também sofre, porem com uma dirença, é que Deus dá o consolo do Espirito Santo. E nós sabemos que podemos morrer. Mas, melhor é morrer com Cristo do que morrer sem Ele. Porque, como disse o apostolo Paulo disse: porque para mim o morrer com Cristo é ganho”. Ora, se Jesus Cristo sendo o filho de Deus veio a este mundo para sofrer e morrer por nós para nos dá a vida eterna. Prque não podemos fazer o mesmo por Ele, sabendo iremos reinar com Ele. Nós somos capazes de fazermos isso por menos , como pelo nossos filhos. Façamos por Deus. Melhor é morrer com Deus que sem Ele. Amém.

    Comentar
  2. Adams

    Caro amigo escritor desta materia que,vez por outra, me envia. VEjo que o assunto escrito é o mesmo com nenhuma novidade. mas creio que se tivesse não iria abalar as minhas convicções. Ora, as coisas de Deus são espirituais e não materiais, eis aí o misterio. Jesus Cristo viveu na terra e fez milagre e até hoje ainda faz, mas isto é para quem crê e vive em comunhão com Ele. Estamos vendo o apocalipse se cumprindo. Só não enxerga quem não quer ver. Leia a bíblia pois tudo está lá escrito sem tirar nen colocar. Agora para quem prefere viver enganado, achando que dias melhores virão, sem se preparar, está esnganado. Este sol que estamos vendo esquentar cada vez mais irá se apagar porque está escrito. Assim como dizem os doutores da lei: está na lei. A ciencia tenta justificar os fatos e encontrar escapatoria para a humanidade, mas é em vão. Só tem uma solução meu irmão é Crê no que está escrito e obedecer. Então, Deus dará o escape. Israel sempre sofreu porque como nós somos teimosos, que embora conhecendo a verdade, insistimos no erro. Então, Deus por misericordia, corriginos para não sermos condenados com o mundo. Na guerra do armagedon Deus irá pelejar por Israel, porque eles reconhecerão que Jesus Cristo é o Senhor. Não é Marta Nem Maria, nenhum outro santo Qualquer para que seja adorado. Só aquele que é digno de abrir o livro e desatar seus sete selos, Jesus Cristo o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Agora não se deixe enganar, porque satanas veio matar e destruir o que Deus criou. E ele já está sentenciado com seus anjos e todo que faz a sua vontade. Amado escritor desta matéria, gostaria de palestrar mais com você sobre esta materia e outras mais. Mande-me mais informações que eu te darei a resposta. Não existe segredo, porque Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio a este mundo para conhecermos melhor a Deus e sabermos da sua boa vontade para conosco, de dar-nos a vida eterna com Ele. E para que não nos iludamos com esta vida efemera em que o principe das trevas oferece a nós com se ele fosse dono. Então, de forma erronea ele nos oferece os prazeres da carne, para que vivamos e morramos na cegueira espiritual sem conhecr a Deus. Então amado acorde porque Deus tem o melhor para Você. Amém.

    Comentar
  3. jose fabio galindo da silva

    SIM HOJE MUITAS PESSOAS JUSTIFICAM SEUS ERROS APONTANDO PARA O SEU PROXIMO ESQUEÇENDO QUE NOS BASTIDORES ESTA ASSISTIDO DE CAMAROTE TUDO ISSO O INIMIGO DAS NOSSAS ALMAS SATANAS E MUITOS SE ENGANAM COM SEUS FALSOS ENSINAMENTOS E MENTIRAS E PRECISO ACORDA PARA AVERDADE JESUS ESTA VOLTANDO ! E COMO ESTA ESCRITO ACHARA CRISTO FE NA TERRA ?

    Comentar
  4. MALAQUIAS UIANGA MANUEL

    EU SOU MALAQUIAS DA IEIA VIVO NA LUNDA NORTE CAMATUNDO. OA CONTRÀRIO DO ATEU QUE SE CRIOU,EU TENHO A SERTESA DE QUE JESUS È UMA DAS 3 PESSOA DA TRINDADE QUE SE ENCARNOU COM ITUITO DE NOS SALVAR ELE È DEUS COM D MAIUSCULA OBRIGADO.

    Comentar
  5. adams

    A verdade é que as pessoas de má fé procuram justificar seus erros apontando os defeitos dos outros. Em vez de se espelhar em cristo jesus e praticar as boas obras que é a caridade e amor ao próximo. Mas como podem essem fazer o bem se não estão enchertados em cristo que é a videira verdadeira, ou seja, se jesus cristo não está nele. Então, procura fazer o que é próprio do diabo que é praticar a mentira e toda sorte de engano. Porém se atentar para as escrituras sua vida irá mudar e nova criatura será. Amém.

    Comentar
  6. rafaela

    bem todos sabemos que jesus foi um enviado de seu pai para a terra para saúva a humanidade para ensinar os encinamentos para que a humanideade tenha fé.

    Comentar
  7. Jose´Gilmar Lucas

    Foram feitas muitas barbaridades em nome da religião, muitas pessoas mortas, na inquisição por exemplo, e ainda hoje praticam a corrupção cujo deus principal é o dinheiro, que é expropriado dos fieis e apropriado por espertalhões que possuem verdadeiros impérios seria esse o maior milagre de Jesus…

    Comentar
  8. Adams

    A bíblia diz: se estes se calarem até as pedras clamarão. Então, engana-se quem pensa que pregando a mentira, tais como: Jesus é um mito, a bíblia é uma fábula, etc., vai prevalecer. Porque Jesus Cristo é Deus revelado na terra aos homens de boa vontade. Então, por mais que tentem abafar o evangelho de Cristo, maior é o poder de Deus que se mostra através dos seus enviados para dasfazer toda obra do diabo. A natureza está em furia porque? É obra do acaso? não, é Deus se manifestando aos homens e mostrando a eles que não está contente com o pecado da terra e que aos poucos Ele vai destruir a humanidade. Só vai se salvar aquele que crê Nele e o segue. Jesus Cristo disse: quem me segue não andará em trevas. Amém.

    Comentar
  9. Adams

    Jesus Cristo disse: as minhas ovelhas ouvem a minha voz. Então, quem é de Deus ouve a palavra de Deus. Satanas é nosso acusador, ele é quem procura apontar nossos defeitos para que como ele não tenhamos salvação. Mas, pelo sangue de Jesus Cristo somos purificados de todo pecado, porque foi para isso que Ele veio ao mundo. Então é só nele crê e obedecer. Agora, se vc caro amigo prefere acreditar nas mentiras de Satanás e acha e q pra vc não há jeito, então, de fato já está condenado, pois, em vez de buscar a salvação, prefere enganar-se com as mentirar do diabo que seguirá para o fogo eterno junto com seus anjos e todo aquele que comete a mentira. Vc como o diabo prefere apontar os erros na bíblia para justificar seus erros. Que não é verdade, em vez observar q as profecias nelas escritas estão se cumprindo passo a passo. Jesus Cristo disse: porfiai por entrar pela porta estreita, porque larga e espaçoso é o caminho que conduz a perdição e muitos são os que passam por ele. Então, amigo a salvação é conquistada a força. O mundo é como uma manada de bois que seguem para o abatedoro, e inteligente é aquele que pensa e segue outro caminho mais dificil buscando escapar. Os cristãos eram vistos como loucos porque pregavam a volta de Cristo. Agora que a humanidade está vendo os sinais se cumprindo. Então, em vez de aceitarem a verdade, preferem mergulhar na prostituição e nas drogas, vivendo uma vida de insanidade mental. Porque como diz a musica de Lobão: as pessoas enlouquecem lentamente. Sim, o mundo está enquecendo, porque o diabo os oprime e diz que não tem mais jeito, porque seu tempo aqui na terra está acabando e o dia do juízo está chegando. E muitos sãos os que perecem por não crer que Deus é soberano e senhor de todas as coisas e irá resgatar aqueles que creram e confiaram Nele. E quem crê diz ora vem Senhor Jesus. Amem.

    Comentar
  10. Claudineiz

    Se alguém entende o mistério que há na vida , morte e ressurreição de Cristo jamais deixaria de busca-lo, conhece-lo e o adorar.
    Ele é o esperado e desejado entre as nações.Só para entender imagine comece a refletir sobre vc mesmo.Porque nasci, logo vou morrer que sentido tem tudo isto
    ai vc começa a querer esperimentar coisas que te satisfas por alguns minutos e logo o vasio novamente inunda o seu ser.Vc quer o desconhecido,talves poder ou busca alegria mas no final falta algo.Jesus é o unico capaz de te oferecer a paz verdadeira e uma alegria que vem Dele.Porque ele venceu a morte,o pecado e o principe da maldade e do engano.O inimigo veio para matar,roubar e destruir mas Jesus veio para dar vida e vida com bundancia.Isaias no Cap-53 fala de sua aparição e descreve com detalhes de como seria sua morte Miqueias no Cap-5 descreve o lugar onde ele nasceria enfim todos eles aguardavam de longe as promessas da salvaçào pois nunca houve e nem haveria ninguém capaz de satisfazer as exigencias para enfrentar omal que reinava na humanidade.mas Ele sim sem manchas, sem pecado pregou o maior dos dons o Amor.amor esse que já começou logo entre ele e seu Pai pois desceu em forma de Homem e morreu na Cruz para nos salvar.momento este que o Pai até virou o rosto para não ver tamanha troca desigual um justo por toda a humanidade pecadora.
    Aos olhos da razão seus algoses pensaram que tinham vencido pois mataram o filho de Deus mas se conseguirem pelo menos um DNa Dele talvez conseguissem provar que Ele não é Deus e que estaria morto mas Ele está num alto e sublime trono Ele é oprimogenito dos mortos o Alfa e o omega oprincipio e o fim e todos nós um dia estaremos diante ele uns para a alegria eterna e outros para a vergonha e condenação.Meu querido creia as escrituras sào claras Jesus nos deixou a sua palavra que nos conduz a vida eterna ele venceu e nós vencemos com Ele

    Comentar
  11. ELTON

    QUE TODOS AQUELES QUE AINDA NÃO CONHECERAM JESUS,TENHAM A OPORTUNIDADE DE TER UMA EXPERIÊNCIA COM ELE ASSIM COMO EU ESTOU TENDO,DEUS ABENÇOE A TODOS.

    Comentar
  12. linsandro samuel santos borges

    ja que vc não tem fé na palavra… a quem vc buscaria , se VOÇE estivesse morrendo numa cama!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! com uma doença gravíssíma!!!!!!!!!!!!!! nem um cientista e suas belas palavras, é que não era.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Comentar
  13. Adams

    As pessoas falam que os crentes são fanaticos e alienados. E o que dizer dos jovens que se drogam e se homessexuaizam para fugir da realidade que vive o mundo hoje. O mundo hoje está deixando de aceitar a verdade de Cristo para aceitar as mentiras de Satanas que estão incutidas na ciência e nos livros de espiritismo. Tudo na vida é experiência e não existe experiencia maior que deixar que Deus de fato faça morada em nossas vidas. Pois só assim sentimos a sua verdadeira paz e nada deste nos abala nem nos faz temer pq maior é Deus que no tempo certo ddestruirar o diabo com o sopro de sua boca. Então coitado daqueles que se deixam aganar com estorias de alienigenas que vão invadir e tomar a terra. É verdade que eles, os demonios já estão na terra fazendo a operação do erro para aqueles que neles acreditam e pensam que vão se dar bem. É por isso que Deus já está destrindo a terra e vai arrebatar os dele para morar com Ele. E o diabo junto com o mundo está enfurecido achando que há outra escapatoria. Quem é de Deus ouve a palavra de Deus. Amem.

    Comentar
  14. linsandro samuel

    Há muitas provas que Jesus cristo veio ao mundo, e que realmente Revolucionou a religião de uma forma surpreendente e como alexandre O grande, Conquistou o mundo. ACREDITO que cristo é o ÚNICO a ser seguido e louvado, pois como ELE mesmo disse a 2000 anos atrás, aquele que ouve a verdade ouve a MINHA VOZ, não há maior prova de amor do que da á vida pelos os amigos = ( A humanidade). cristo pregava o amor e o arrependemento, e como diz sua palavra, muitos serão chamados e poucos serão os escolhidos.

    Comentar
  15. HELDER

    SENHOR JESUS CRISTO,UNICO E VERDADEIRO DEUS,TENHA MISERICORDIA DE MIM,PERDOA OS MEUS PECADOS E AS MINHAS FALHAS,EU TE PESSO MISERICORDIA PELA ALMA DESTE SER HUMANO;QUE O SENHOR ENTRE M SEU CORACAO E PERDOA ELE TAMBEM,JESUS TE AMA .

    Comentar
  16. Ibanez *servo do sr. JESUS*

    A aqueles que duvidam da existencia do majestoso, a aqueles que NÃO tem amor proprio em seus coraçãoes, que nasceram para duvidar e criticar, JESUS é o caminho a verdade e a vida, ninguém vai chegar a DEUS se não for por JESUS. Esta abaixo é somente uma das promessas do sr. DEUS em nossas vidas, acredite e as pratique, assim o mundo com certeza mudará O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo protege, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
    1 Coríntios 13:4-7 Que a paz DEUS esteja em cada coração que ler esta mensagem. AMEM.

    Comentar
  17. Erich

    Existem comprovadamente pelo menos 5.000 contradições bíblicas, algumas gritantes, gravíssimas. Não adianta se alienar e tentar provar algo somente através de falácias de pastores que se auto denominam “$antos”, “$alvo$” e “purificado$”. Falácias, apenas falácias!

    Comentar
  18. Adams

    Satanas é tão astuto que ofereceu a Jesus o reino deste mundo ,mesmo sabendo que Jesus era Deus encarnado, mas Jesus rejeitou, e nós devemos fazer o mesmo, porque tudo isso é passageiro, porém a glória de Deus é eterna. Se engana quem pensa que Jesus não vai voltar, porque ele avisou que antes da sua volta haveria os sinais, e tudo está se cumprindo. Mas Satanas procura iludir o mundo com falsas promessas. É preciso estar vigiando como Cristo ensinou. Que a graça de Deus esteja sobre todos nós. Amém.

    Comentar
  19. Rodinei santos

    @srgiooliveiravalpasso: Já conheci alguns ateus,
    mas uma pessoa com uma visão igual a sua,nunca vi,pois ela está muito longe do ser supremo e todo poderoso q é Jesus,o mesmo ser q deu a sua vida,e vc não reconhece o quão grandioso ele é.

    Comentar
  20. Uriel de Jesus

    Jesus veio à este mundo para nos salvar. Mesmo se você não crer, tudo bem. Eu sempre falo aos meus colegas que: se eu estiver enganado quanto à eternidade (e sei que não estou) perdi algumas da vida, como por exemplo: festas, orgias, prostituição, drogas, adultério, enfim (isso você deve achar bom) perdi algumas coisas da carne. No entanto, se eu estiver certo você perdeu a eternidade. Que Jesus te abençoe.

    Comentar
  21. Adams

    Se dessermos que Jesus Cristo não é Deus então não cremos que Deus existe, e se não cremos que Deus existe somos filhos do acaso?. Ora, bíblia diz que fomos feitos a imagem e semelhança de Deus e isso não podemos negar, pois, existe ser mais perfeito e sábio na terra? Porém o homem perdeu a sua plenitude por causa da sua desobediencia ao seu criador. Então, ficasse certo disto, que não somos obra do acaso, e sim, de um criador que nos criou para sermos perfeitos e eternos e bem dizermos o seu santo nome. E se isso não acontece seremos excluídos do rol dos que brilharão com Ele na Eternidade.

    Comentar
  22. Adams

    Está chegando a hora irmãos. É precisso estarmos atentos com as lamparinas ( que simboliza o espirito santo ) acesas. Porque Ele, Jesus Cristo, virá como um ladrão. Quando Jesus Cristo citou a parábola das dez virgens, onde cinco eram loucas e cinco eram prudentes, Ele se referiu a igreja, onde muitos estarão preparados, porém, muitos estarão desapercebidos, com as lamparinas apagadas. Ou seja, sem o azeite. Que Deus ilumine a todos nós e que o espirito santo se faça presente em nossas vidas. Amém.

    Comentar
  23. Adams

    Bom, quanto a estes comentários acima citados a cerca da não credibilidade em Jesus Cristo, é facio entender que tudo isso vem a corroborar com o que está escrito na bíblia acarca do final dos tempos. Estamos vivendo a época da apostasia citada pelo apostolo Paulo. O espirito do anti-cristo está reinando na terra. Logo ele surgirá, e o espirito santo será tirado da terra. Pois, não vê que o amor está esfriando e a intolerância aumentando. Tudo isso é porque o dia do juízo final está chegando. E ele, o grande belial, está rugindo como um leão, buscando a quem possa tragar. É assim que diz as escrituras. Está escrito no livro do apocalipse: “quanto aos mentirosos, feiticeiros, idolatras, cães, blasfemadores, a sua parte é no lago que arde com fogo e enxofre. Não vê o universo. Os cientistas descobriram que 5% dele é enchergável, o resto é trevas. As pessoas bricam com coisas sérias porque o diabo é debochado, e o mundo se deixa iludir por ele. Observe que as riquezas do mundo não traz felicidade. Quando este mundo que já está sendo destruído, for, de fato, destruído para onde iremos nós? Jesus Cristo disse: na casa do meu pai há muitas moradas, se não fosse assim, eu vos lhe teria dito: vou prepararvos lugar. E se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vois também. Então, amados, para quem não crê em Jesus Cristo, vais resta pra ele o sofrimento eterno. Há quem diga que o inferno é aqui. É engano. Aqui conhecemos os dois lados da moeda para podermos optar por uma delas: viver eternamente, no céu ou no inferno. Jesus Cristo disse: meu reino não é deste mundo. O reino deste mundo pertence a satanas. Mas logo passará, e ele será destruido junto com a besta e os falsos profetas. E os eleitos em Cristo Jesus reinarão com ele em gloria. E não esqueçam que os santos vão jugar a terra. Que a paz do senhor Jesus fique com todos nós. Amém.

    Comentar
  24. henderson

    “jesus cristo foi crucificado desde afundaçao do mundo´´
    a biblia sagrada fala de jesus,de gênesis à apocalipse,sa todos os livros contidos nela,escritos por homens diferentes de culturas diferentes nÂo se tivessem mantidos itactos ao longo de milhoes de anos falando a mesma lingua EU TERIA MOTIVOS PARA ACREDITAR QUE JESUS,ESPIRITO SANTO,E PAI NAO EXISTEM !!!!!!!
    “FAÇAMOS O HOMEN A NOSSA IMAGEM CONFORME A NOSSA SEMELHANÇA ´´GN 1 :26

    Comentar
  25. alexandre marcony maia

    para mim jesus nao nasceu de uma virgem,e muito menos nao veio salvar ningum de nada,esse mito(dogmas)foram inventadas por pessoas inescrupolosas,para dominar a mente das pessoas.com o intuito de obter riquesas,vai nessaq conversa quem e bobo.

    Comentar
  26. silvio

    Não tenho duvida que Jesus Cristo foi enviado por Deus, porque até mesmo se fomos estudar as escrituras no antigo testamento relata sobre a vinda do messias .

    (Isais 9:6), Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

    Comentar
  27. Guilherme Rocha

    @natanaelcalheirosrochadasilva:

    Bom não acredito que Jesus tenha sido somente mais um iluminista como foi buda e outros que morrerão…e muito menos ilusionista…

    Pois a diferença entre eles além de suas palavras é que Jesus como sendo Deus não morreu mas ressucitou enquanto o buda e outros falsos profetas como Maome, Joseph Smith morrerão. é interessante se formos falar nisso…

    Comentar
  28. srgiooliveiravalpasso

    Jesus Cristo foi político,médico,psicólogo,foi um homem inteligente,até um ilusionista,feito David Coperfilde,mas falar que ele é Deus,isso é loucura,e Jesus nunca vai voltar,os cientistas descobriram todos os truques dos milagres,milagres não existem,mas acredito em um Deus que é Supremo,poderoso,mas que não é jesus cristo.Por que seria jesus,e não Alá,Buda e os outros?Por que jesus e por que não os Deuses dos índios e dos negros africanos?

    Comentar
  29. Pingback: Vida e obra de Jesus Cristo - do crucifixo aos dias atuais | Eterno Retorno

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>